Informação sobre emprego, dinheiro e economia em geral, mediante a sua caracterização e conjuntura envolvente.

Oportunidades nos Mercados Emergentes

0

Debatendo e abordando a temática dos mercados emergentes ou mercados do terceiro mundo como inicialmente já foram também chamados pelo Banco Mundial, uma vez que estão a mudar a trajetória de funcionamento da economia global. Emergir como verdadeiras potências mundiais, esclarecendo então o que está por detrás dessas oportunidades de investimento nos mercados emergentes. Seguindo o sentido de muitas empresas nacionais e multinacionais que viraram a sua atenção para os mercados emergentes. Obter grandes lucros em mercados em crescimento e com pouca ou nenhuma concorrência.

Mercados Emergentes

Desafios e oportunidades nos mercados emergentes

Porém investir em títulos de empresas com posições fortes na economia destes mercados emergentes, significa investir em títulos com grande volatilidade. Os ganhos ou perdas potenciais são um risco real e que deve ser ponderado. No entanto, não é de mais ressalvar que, normalmente estes mercados têm particularidades com as quais poderá ser difícil de lidar, tais como: elevados níveis de corrupção, informalidade na economia e instabilidade política.

Causas

Depois de um rápido crescimento económico, os mercados emergentes crescerão 6% ao ano, enquanto as economias dos mercados ditos desenvolvidos. Com um crescimento máximo de 3% no mesmo período temporal. Transferência e desenvolvimento tecnológico, existência de recursos naturais abundantes como fonte de riqueza.

Efeitos

  • Aumento dos rendimentos das famílias
  • Baixo nível de endividamento das famílias
  • Construção de infraestruturas
  • Políticas de manutenção de paz e de prosperidade
  • Aposta na exploração, desenvolvimento e produção
  • Facilidade na captação de investimentos estrangeiros
  • Aumento do consumo privado das famílias
  • Aumento de capital disponível para investimento e aforro
  • Procura de matérias-primas (commodities’)
  • Criação de emprego essencialmente na criação de empregos qualificados
  • Obtenção de receitas para os governos, as receitas diretas da exploração dos recursos naturais e desse fluxo de rendimento económico podem traduzir-se na cobrança de impostos.
Mercados emergentes com maior liquidez

Em contexto de análise causas, efeitos e oportunidades é determinante constatar todo o potencial estratégico que os mercados emergentes apresentam. Porém, não é demais relembrar também os principais riscos específicos de cada mercado e só depois tomar as decisões de investimento. Para esses investimentos se traduzirem em reais oportunidades de negócio e investimento.

Não perca a oportunidade de assim aproveitar e beneficiar destas orientações. Transmita-nos as suas opiniões! Partilhe este artigo, ou deixe um comentário.

Subscreba
Subscreba
Receba periodicamente sugestões no seu email.
Deixar Resposta

Este website utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ok

Política de privacidade e cookies